O rio Tamisa ou Tâmisa é um curso de água do sul da Inglaterra que banha Oxford e Londres e desagua no mar do Norte. Nasce perto da aldeia de Kemble na região de Cotswolds e atravessa Oxford, Wallingford, Reading, Henley-on-Thames, Marlow, Maidenhead, Eton, Windsor e Londres. Com 346 km de extensão, é o maior rio inteiramente em solo inglês e o segundo maior de todo o território do Reino Unido.
O rio corre por cerca de 346km ao sul da Inglaterra, passando por importantes cidades como Oxford, Reading, Windsor, Kingston upon Thames e, óbvio, Londres! Ele é tão importante que influenciou diretamente o desenvolvimento do país por anos e, até hoje, a região do Vale do Tâmisa é a mais desenvolvida do Reino Unido, com muitas indústrias e plantações em suas margens.
Os britânicos sabem do valor e da importância da preservação do rio para o desenvolvimento das cidades e para o equilíbrio da natureza. Por isso, no ano de 1960, foi sancionada uma lei que proibiu que qualquer tipo de esgoto fosse despejado no rio. Atualmente, mais de 50% dos detritos de Londres são transformados em fertilizantes e utilizados na agricultura.
Toda a sua extensão é cortada por cerca de 100 pontes, sendo 12 delas localizadas apenas na cidade de Londres, o que deixa a paisagem ainda mais charmosa e romântica. As pontes mais conhecidas e famosas são a Tower Bridge e a London Bridge.