O Antigo Colégio de São Ildefonso se encontra na Cidade do México, na Rua de Justo Sierra 16. Foi fundado pelos jesuítas em 1588, como seminário onde residiam os estudantes da Congregação e se converteu em uma das instituições educativas mais importantes da Nova Espanha.
Em 1618 começou a funcionar sobre o Patronato Real outorgado por Filipe III de Espanha, chamando-se então Real e Antigo Colégio de São Ildefonso.
O imóvel que hoje conhecemos foi reedificado a princípios do século XVIII e é considerado um dos exemplos mais sobressalentes da arquitetura civil da Cidade do México.
Desde 1978 a 1992 permaneceu fechado ao público, então foi restaurado para abrigar a exposição México: Esplendor de 30 séculos.
Atualmente é um recinto do patrimônio universitário e funciona como sede para exposições temporais. Desde 1992, o administra um mandato tripartia integrado pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (CONACULTA) e o Governo do Distrito Federal.