Chamonix-Mont-Blanc é uma comuna francesa do departamento da Alta Saboia, na região de Ródano-Alpes. Denominada na língua corrente apenas Chamonix, é uma das mais importantes estâncias turísticas de inverno da Europa, tendo o imponente Monte Branco na parte meridional de seu território.
No centro da cidade encontra-se a estátua de Horace-Bénédict de Saussure em companhia doguia de montanha Jacques Balmat que lhe aponta o cume do Monte Branco onde o naturalista e geólogo suíço pretende ir fazer experiências e pelas ascensões que efetuou é considerado por muitos como o fundador do alpinismo.
Rodeado pelos maciço das Agulhas Vermelhas e pelo maciço do Monte Branco, Chamonix tem com Saint-Gervais-les-Bains o recorde da comuna com a maior altitude de França e da Europa Ocidental. Porém este recorde tem que dividir com a Itália e nomeadamente Courmayeur no vale de Aosta que também reivindica esse recorde para um pico que culmina a 4810 m, ambos dizendo que a fronteira fica no seu território, e ainda hoje a disputa não está resolvida.
Ponto de partida para inúmeros percursos de alpinismo de verão e de esqui de inverno, Chamonix e o Monte Branco são o terceiro sítio mundial mais visitado no mundo o que a torna uma estação de esqui e ao mesmo tempo uma cidade altamente cosmopolita e sempre muito cheia de vida em qualquer época do ano. Paralelamente, com 116,53 km2, Chamonix é a quarta comuna francesa mais vasta da França Metropolitana.