O Monte Rushmore (em inglês: Mount Rushmore) localiza-se em Keystone, na Dakota do Sul, Estados Unidos.
É um monte onde estão esculpidos os rostos de quatro Presidentes dos Estados Unidos: George Washington, o primeiro presidente dos EUA, Thomas Jefferson, autor da declaração da independência, Theodore Roosevelt, que conquistou maior conhecimento e liberdade de expressão, e Abraham Lincoln, que lutou pela paz do país durante toda guerra civil. Ideia do pintor e escultor Gutzon Borglum, inicialmente, era para ser feito apenas um busto, mas houve muita indecisão em relação a qual deveria ser construído. Após a decisão do primeiro busto a ser construído, foram montados os primeiros andaimes em 1899. Demorou 14 anos para a obra ser terminada(1927 – 1941).
O monumento é uma das atrações turísticas mais conhecidas dos Estados Unidos, rendendo ao Estado de Dakota do Sul o cognome de The Mount Rushmore State. Os gigantescos rostos, de 15 a 21 metros de altura, de George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt foram construídos com antigos instrumentos de engenharia, marretas e martelos a 150 metros de altura, na região de Black Hills. Borglum morreu pouco tempo antes de completar o seu trabalho. Terminada por seu filho, Linglut, a obra foi inaugurada em 1946.
O monte foi designado, em 19 de outubro de 1966, um distrito do Registo Nacional de Lugares Históricos bem como, um Memorial Nacional.