A construção do castelo de Osaka começou em 1583 no antigo local do Honganji Temple Ishiyama, que havia sido destruído por Oda Nobunaga treze anos antes. Toyotomi Hideyoshi destina o castelo para se tornar o centro de uma nova e unificada Japão sob o domínio Toyotomi. Foi o maior castelo na época.

No entanto, alguns anos após a morte de Hideyoshi, as tropas de Tokugawa atacou e destruiu o castelo e encerrou a linhagem Toyotomi em 1615. Castelo de Osaka foi reconstruída por Tokugawa Hidetada na década de 1620, mas a sua principal torre do castelo foi atingido por um raio em 1665 e incendiada.

Não foi até 1931 que o presente reconstrução de ferro-concreto da torre do castelo foi construído. Durante a guerra, ele sobreviveu milagrosamente a cidade ataques aéreos de largura. Grandes obras de reparação deu o castelo novo glamour em 1997. A torre de castelo está agora totalmente moderno no interior e até mesmo dispõe de um elevador para facilitar a acessibilidade. Ele abriga um museu informativo sobre a história do castelo e Toyotomi Hideyoshi.

A torre de castelo é cercado por cidadelas, portões, torres, muros de pedra impressionantes secundárias e fossos. O Nishinomaru Garden, abrangendo o antigo “fortaleza ocidental”, é um jardim gramado com 600 árvores de cerejeira, uma casa de chá, o ex-Osaka Guest House e Nice vista da torre do castelo a partir de baixo. Ao contrário da maioria do resto dos jardins do castelo, o jardim exige uma taxa de admissão.

O toda Osaka Castle Park abrange cerca de dois quilômetros quadrados, com muito espaço verde, instalações desportivas, uma arena multiuso (Osakajo Hall) e um santuário dedicado a Toyotomi Hideyoshi. O parque é um dos hanami local mais popular de Osaka durante a temporada de flor de cerejeira, o que geralmente ocorre no início de abril.