O Parque Nacional Kakadu é um parque nacional australiano localizado no Território do Norte. Localiza-se a 171 km, ao leste, da cidade de Darwin, capital do território. Foi estabelecido em 1981 e cobre uma área de 19.804 km². A sua gestão é conjuntamente feita pelo governo australiano e pelos aborígenes da área.
O parque é reconhecido pela UNESCO como um patrimônio mundial, devido às gravuras rupestres aborígenes e ao ecossistema com rica biodiversidade. A área tem sido habitada por mais de vinte mil anos e algumas das gravuras supõem as manifestações pictóricas mais antigas da humanidade conservadas até os nossos dias.
O Parque Nacional de Kakadu, 257 quilômetros a oeste de Darwin, entrou na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO por sua beleza natural e pela grande contribuição à preservação da cultura aborígene. Seus paredões de tons marrom e avermelhados conservam arte dos australianos nativos pintada nas rochas. Há cruzeiros pelo Rio East Alligator e pelas várzeas de Yellow Water.