O parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão.

O território do parque, com uma área de 156 584 ha, está distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. O parque foi criado com a finalidade precípua de… proteger a flora, a fauna e as belezas naturais, existentes no local.

Inserido no bioma costeiro marinho, o parque é um exponente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares. Sua grande beleza cênica, aliada aos passeios pelos campos de dunas e à possibilidade de banhar-se nas lagoas, atraem turistas de todo o mundo, que visitam o parque durante o ano inteiro.

A porta de entrada para o paraíso, protegido pelo status de Parque Nacional, é o município de Barreirinhas, de onde saem os passeios de barco pelo Rio Preguiças. A melhor época para visitar a região é no período chuvoso – de dezembro a julho – quando as lagoas estão mais cheias e menos quentes.

Para chegar as chegar às lagoas Azuis dos Lençóis Maranhenses você precisará da ajuda de uma operadora de turismo. Para entrar na reserva, é necessário acompanhamento de um guia credenciado e para circular pela região, somente em veículos com tração nas quatro rodas ou barco. Depois, aproveite os banhos refrescantes, as paisagens únicas e o pôr-do-sol em meios aos exuberantes montes de areia.