O Parque Tanguá é um dos principais parques da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Localiza-se na região norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Foi inaugurado em 23 de novembro de 1996 pelo então prefeito Rafael Greca de Macedo, e construído onde existiam duas pedreiras, atualmente desativadas.

Ocupa uma área de 235 mil m², e garante a preservação da bacia norte do rio Barigui, bem próximo à sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. Possui dois lagos e um túnel artificial. É dotado ainda de ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos para carros.

Na área superior localiza-se o Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em 6 de junho de 1998 pelo então prefeito Cassio Taniguchi. O nome é uma homenagem ao artista local Poty Lazzarotto. Anexo, existe um mirante a 65m do lago da área inferior

Há lagos, ancoradouro, lanchonete, pista de Cooper, ciclovia, cascata, caramanchão, ponte, mirante, belvedere, bistrô, sanitários, loja, torres para observação, jardim com canteiros e espelhos d’água. Há também um túnel que passa em meio a uma rocha que une dois lagos, com cerca de 50 metros de extensão, cascata e um ancoradouro. Por dentro do túnel há uma passarela de madeira, que leva os visitantes até um mirante. O espaço possui ainda dez quiosques com churrasqueiras de concreto gratuitas, que podem ser ocupadas por ordem de chegada.