Praia do Tombo é uma praia do município brasileiro de Guarujá. Localiza-se no bairro de Jardim Las Palmas, entre a Praia do Guaiuba e a Praia das Astúrias.

A Praia do Tombo, é chamada assim por ter ondas fortes e mar agitado provocando uma espécie de tombo no mar e é conhecida internacionalmente por sediar os mais importantes campeonatos de surf.
A praia do Tombo apesar de sua pequena extensão, com aproximadamente 850 metros encanta os turistas com toda sua beleza, sendo um ótimo lugar para frequentar junto com toda família e claro, ainda sim é o lugar preferido dos surfistas.
A praia tem ótima infraestrutura para receber turistas e principalmente jovens, com a presença de costões e quiosques por toda sua orla.
Bandeira Azul: A Praia do Tombo recebeu em dezembro de 2010 a Bandeira Azul concedida pela organização não-governamental dinamarquesa Foundation for Environmental Education válida pelo ano de 2011. Sendo então renovada em dezembro de 2011; a Praia do Tombo é a única no Brasil com essa bandeira.
A Praia do Tombo em Guarujá, no litoral de São Paulo, recebeu a certificação de Bandeira Azul. O selo internacional de balneabilidade e infraestrutura foi concedido pela 5ª vez consecutiva ao cartão-postal da cidade.
Para conseguir a certificação, a praia teve que cumprir uma lista de 32 itens. O selo obedece uma séria de critérios e a cidade, com a ajuda da comunidade local, comerciantes e turistas, implantou uma série de critérios desde 2010.
A prefeitura da cidade realiza no local o controle e monitoramento constante da qualidade das águas pluviais, da areia e da infraestrutura da praia. A Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação desenvolvem programas de educação ambiental.