NORUEGA – Preikestolen ou Pulpit Rock

Guarde bem este nome: Preikestolen, ou a Pedra do Púlpito em português. O significado de púlpito é religioso e significa “o lugar de adoração”. No caso de Preikestolen a adoração é pela beleza estonteante que se pode admirar do alto de seus 604 metros de altura. Aquela plataforma de aproximadamente 625 m² formada por rocha parece avançar sobre o nada em direção ao céu. Para ser mais real a rocha avança falésia abaixo em direção ao Lysefjord, no extremo sul do país.

Não bastasse ser o país com o maior IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano ) do planeta, a Noruega é também um dos lugares mais bonitos do mundo.
As águas do mar, que penetram as rochas, serpenteando por entre as paredes de centenas de metros de altura, formam os famosos fiordes noruegueses.

Entre as principais cidades estão Oslo, Stavanger e Bergen.
Fomos a Stavanger para fazer a trilha de Preikestolen ou Pulpit Rock, como é mais conhecida. É um platô, que se destaca como um paredão vertical de 604 metros de altura sobre o Lysefjord.
São 5 kms de trilha bem marcada, alternando subidas íngremes com muitas pedras e um terreno ondulado com suaves descidas e subidas.

É uma grande atração turística da Noruega. Durante os quatro meses do verão de 2006 cerca de 95000 pessoas percorreram os 3,8 km de caminhada até ao Preikestolen, fazendo dele uma das atrações turísticas mais visitadas do país.